sexta-feira, 26 de março de 2010

Modelos de automóveis com IPI menor estão com estoque reduzido

Algumas versões e cores de veículos se encontram em falta
Consumidores que desejam aproveitar os últimos dias do Imposto sobre IPI reduzido para comprar um carro zero-quilômetro podem ter de adaptar seu desejo por determinada cor ou opcional a modelos disponíveis nos estoques das concessionárias. A aproximação do fim do prazo de desconto do imposto, no dia 31, aumentou o movimento nas revendedoras gaúchas nas últimas duas semanas.

A procura já provoca a falta de algumas versões e cores de alguns modelos, informa o vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Estado (Fenabrave/RS), Ambrósio Pesce Neto:

– O consumidor está antecipando compras atraído pelo fim do IPI e pela expectativa de alta do juro (básico).

Pesce explica que a falta de alguns modelos é provocada pela procura acima da média por veículos equipados por opcionais como ar-condicionado e direção hidráulica.

Para atender à demanda esperada para o fim de semana, os lojistas programam abertura em horários estendidos e feirões entre hoje e domingo.

As montadoras projetam que as vendas desses últimos dias devem contribuir para bater o recorde de comercialização neste mês, superando os 249.559 de setembro de 2009.

Na época, os consumidores correram às concessionárias para aproveitar o fim do desconto integral no imposto, em vigor desde dezembro de 2008. Os veículos 1.0, que hoje têm alíquota de 3%, passam para 7% em abril. Os modelos com motorização superior a 1.0 até 2.0, passam de 7,5% para 13%.

Com a mudança, a estimativa das concessionárias é de que as tabelas sejam reajustadas entre 3,5% e 4%.



ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário