terça-feira, 9 de março de 2010

Financial Times: decisão sobre taxas de importação pode causar guerra comercial com EUA

Jornal destacou que o Brasil contesta os direitos de subsídios de produtores americanos.
O anúncio de elevação de impostos de importação para produtos norte-americanos no Brasil causa polêmica nos Estados Unidos. Em reportagem, publicada nesta terça-feira, o jornal americano Financial Times afirma que a medida pode impulsionar uma guerra comercial entre os países.
A retaliação por parte do Brasil é resultado de uma disputa de oito anos na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre subsídios que o governo americano destina aos produtores de algodão americanos.

A medida tem 30 dias para entrar em vigor. Até lá, de acordo com o jornal, o governo americano deve tentar uma negociação. A reportagem destaca o efeito que a retaliação deve causar principalmente sobre o algodão, que atualmente é taxado entre 6% e 35%, e deve passar a 100%. O produto está em uma lista de mais de 100 itens que deverão sofrer aumento de impostos.

Segundo o jornal, o escritório de comércio de Washington se manifestou desapontado com a decisão do Brasil:

— Estamos desapontados ao saber que as autoridades do Brasil decidiram avançar com medidas contra os EUA na disputa sobre o algodão. O escritório de Comércio dos Estados Unidos tem trabalhado para chegar a uma solução para os problemas. . . — publicou o jornal.

Em entrevista ao Financial, Jon Huenemann, assessor do escritório de advocacia Miller & Chevalier, afirmou que a única forma de evitar que a medida se transforme em desastre é oferecer algo significativo ao Brasil.
Câmara de Comércio Exterior divulga lista de produtos dos EUA que sofrerão retaliação
Zero hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário