segunda-feira, 29 de março de 2010

Estudo mostra que aumento de verba pública amplia fraudes

Economia
Pesquisa aponta alta incidência de subornos em municípios brasileiros
O que sempre era uma crença intuitiva, para muitas pessoas, foi agora demonstrado estatisticamente. Estudo aponta que quando as transferências federais aumentam, a corrupção nos municípios brasileiros – que já é alta – sofre um forte impacto para cima.

No trabalho chamado de A Maldição dos Recursos Políticos – de quatro economistas da Universidade Bocconi, de Milão, incluindo a brasileira Fernanda Brollo –, verificou-se que o aumento de 10% nas transferências federais para os municípios brasileiros provoca uma alta da incidência de corrupção de 12 pontos percentuais.

O percentual de prefeitos que tiveram pelo menos um caso de corrupção saltaria de 71% para 83%, dentro de uma amostra de 606 gestões municipais aleatoriamente selecionadas para serem fiscalizadas no programa Fiscalização de Recursos Federais a partir de Sorteios Públicos, da Controladoria-Geral da União (CGU).

O trabalho

- Foi publicado em janeiro pelo National Bureau of Economic Research dos EUA, a maior e mais conhecida instituição de pesquisa econômica americana. A autoria é de Fernanda Brollo, Tommaso Nannicini, Roberto Perotti e Guido Tabellini.
- Combina abordagens teóricas em cima de fatos concretos, com base em dados do fundo de participação dos municípios, do Programa de Fiscalização de Recursos Federais a partir de sorteios públicos da CGU, e informações biográficas e eleitorais sobre prefeitos e candidatos a prefeitos da Justiça Eleitoral.
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário