quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pontos Turisticos Caçapava do Sul-Rs

Um Pouco da História da Cidade
Oriunda de um acampamento militar localizado no antigo povoamento dos índios charruas Caçapava do Sul iniciou sua história pelos idos de 1777 quando surgiu a Paragem de Cassapava. A palavra Caçapava na língua tupi-guarani significa: Clareira na Mata Fim da Estrada na Mata e Fim da Travessia no Monte. No sangue dos caçapavanos corre uma veia histórica e repleta de lutas. Localizada num ponto chave entre as batalhas que se sucederam no Rio Grande do Sul Caçapava do Sul notabilizou-se na luta por seus ideais de liberdade e justiça. Pela bravura de seus habitantes conquistou o título de segunda capital farroupilha no período de 9 de janeiro de 1839 a 30 de maio de 1840. Com a derrota dos espanhóis Cassapava foi crescendo e o povoado elevado a categoria de vila em 25 de outubro de 1831 e emancipação em 9 de dezembro de 1885.

Principais Pontos Turisticos
Gruta da Varsinha
Percurso de 46km da Sede br 392. Com caminhada pela mata em mais de 70m horizontais de estalactites.

Toca das Carretas
É uma das maravilhas de Caçapava do Sul. Extraordinários abrigos naturais que os combatentes usavam para descanso e abrigo de equipamentos e carretas. Foi também usada como esconderijo em épocas de lutas


Igreja Matriz
Começou a ser contruída em 15 de agosto de 1815 e só foi concluída em 1935, trazendo características de todo esse tempo. É uma das mais belas do Estado. A Igreja Matriz apresenta linhas portuguesas, telhas francesas e os zimbórios de suas torres foram confeccionados com cobre das Minas de Cobre de Caçapava do Sul (CBC). A obra da Igreja Matriz, foi do Pe. Fidêncio José Ortiz da Silva.
Há mais de um século partiram de São Borja 5 sinos com destino a Caçapava do Sul. O maior deles caiu no Passo de Santa Maria, quando quebrou a carreta que o transportava. O outro foi para Santana da Boa Vista. O mais antigo de todos caiu do girau que o erguia provisoriamente em frente à Igreja e rachou, sendo vendido como ferro velho. Os dois restantes estão instalados nas torres. Em ambos, estão gravadas as datas da fundição: 1715 e 1732. No de 1715 consta o nome do índio fundidor, Inácio Guarepí.


Fazenda São João

Chácara do Forte


Fazenda Cerro do Colorado
Otimo local para lazer com pousada e otima culinaria Gaúcha.


Marco Batalha Seival


A BATALHA DO SEIVAL
No dia 10 de Setembro de 1836 trava-se o combate do Seival entre as forças do Coronel Farroupilha Antônio de Sousa Neto e as do Coronel Imperialista João da Silva Tavares. Após renhida luta é derrotada a força imperial brasileira. Neto, em seguida, marcha para o Campo dos Meneses onde proclama a INDEPENDÊNCIA DO RIO GRANDE DO SUL, sob a forma republicana, no dia seguinte.
Esse feito do Seival foi cantado pela musa popular nas seguintes quadras:

Já vem o Silva Tavares
com a sua força armada,
perguntando pelo Neto
mais a sua Farrapada.
Com forças três vezes mais
em campo raso alinhado,
o legal Silva Tavares
foi batido e destroçado.
No dia 10 de Setembro
lá nos campos do Seival,
foi derrotada a soberba
dos tais barbudos do Herval.
O dia 10 de Setembro
foi um dia soberano
em que no Seival soou
o grito Republicano.


Guerreiro Farrapo
Em frente ao Quiosque Municipal na Rua Ulhôa Cintra - Criado pelo professor José Oliveira Machado e doado ao Município por ocasião das comemorações do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha.

Guaritas
Percurso de 50km da Sede BR 392 153 e RS 625: caminhada pela cadeia de pedras com curiosos arabescos espécies vegetais características da área além de trekking e escaladas nas proximidades.

Mina Céu Aberto
Percurso de 73km da Sede nas Minas do Camaquã: área industrial onde extraíam cobre.

Restaurante Minas Camaquã

Pedra da cruz
Localizada em Minas do Camaquã, a 73 Km de Caçapava do Sul. Foi construída no ano de 1968 por Baby Pignatari, dono da localidade. O objetivo da construção era de facilitar a visibilidade, principalmente à noite, para pousos na pista de aterrizagens, já que Baby visitava o local, vindo de avião.
A cruz mede 20 metros de altura e sua estrutura é metálica, com chapas de aço. De seu topo até o nível do arroio João Dias, há uma altura de 145 metros.
Barragem João Dias
Percurso de 73km da Sede nas Minas do Camaquã: ótimo local para lazer.



Barragem dos Dotos 


Forte Dom Pedro II
Localizado na zona norte da cidade possui forma de um polígono hexagonal com paredes de pedra e cal. Conforme nível do tereno pode medir de oito a dez metros de altura por um metro de espessura. O acesso ao forte é feito pela Rua Ulhoa Cintra com visitação diariamente.


Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol
Prédio histórico recontruído em 1935 no Centenário da Revolução Farroupilha hoje abriga a Biblioteca Pública Domingos José de Almeida a Arquivo Histórico e o Museu Lanceiros do Sul.Situado na Rua XV de Novembro esquina com a Rua Barão de Caçapava.

Urcamp
Uma das melhores Universidades da região á Urcamp proporciona a seus alunos os cursos de graduação, Aministração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Letras, Gestão T.I, Pedagogia.

Clima: Subtropical
Temperatura Média:
Localização: Serra do sudeste
Acesso Rodoviario: Br-357 e Br 392
Latitude: 30º30'44"
Longitude: 53º29'29" oeste
Altitude:  444 metros
Área:  3.047,20km²
População Estimada em 2009: 33.060 habitantes
Economia: Mineração e Agropastoril.

Fotos: Anderson Leivas

Tempo melhora e veranistas lotam praia

Previsão é de sol entre nuvens para o resto do dia no Litoral Norte, com pancadas esparsas

Juliana Bublitz, de Capão da Canoa | juliana.bublitz@zerohora.com.br
Depois de amanhecer encoberto, o sol voltou a brilhar no Litoral Norte. Mesmo tímida, a melhora no tempo atraiu veranistas para a beira-mar.


Em Capão da Canoa, segundo a estação meteorológica do Estúdio de Verão da RBS, a temperatura é de 24°C, com vento Nordeste de 6 km/h. Nas guaritas, a bandeira é amarela. Para amenizar a sensação de mormaço, muita gente está entrando na água.


Até o fim do dia, a previsão da Somar Meteorologia para o Litoral Norte é de sol entre nuvens, com chance de pancadas de chuva.
ZERO HORA

Funcionários do setor aéreo descartam greve no ano-novo

Negociações sobre reajuste salarial das categorias foram reabertas nesta tarde

A paralisação dos trabalhadores do setor aéreo durante o período do ano-novo está descartada. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira, após reunião entre Sindicato Nacional dos Aeronautas, Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) e Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), no Rio de Janeiro. Os valores da nova proposta feita pelos trabalhadores não foram divulgados.
O secretário-geral do SNA, Marcelo Schmidt, afirmou que houve avanços nas propostas discutidas, permitindo uma aproximação entre os percentuais reivindicados pelos trabalhadores e o índice de reajuste oferecido pelas empresas.
— Foram retomadas as negociações com as empresas. Isso afasta o risco de uma paralisação [no ano-novo]. O sindicato patronal cedeu de uma parte e nós cedemos de outra. Vamos avaliar as propostas e buscar um meio termo — afirmou Schmidt.
Uma nova reunião será feita no dia 12 de janeiro para discutir os termos. Até a semana passada, os funcionários pediam reajuste acima de 10%, enquanto as empresas ofereciam 8%. Os sindicatos haviam ameaçado entrar em greve durante as festas de final de ano caso as negociações não evoluíssem.
AGÊNCIA ESTADO E AGÊNCIA BRASIL

"Minha Casa, Minha Vida" atinge meta de 1 milhão de moradias

Contratações somaram 1,003 milhão de unidades


o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" atingiu a meta de contratos correspondentes a um milhão de moradias. Segundo afirmou hoje a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, as contratações somaram 1,003 milhão de unidades.
— Este momento coroa a condição muito especial em que Caixa teve de operar esse grande programa, essa política habitacional que é o 'Minha Casa, Minha Vida'— disse.
Segundo a presidente da Caixa, somente hoje foram assinados 40,861 mil contratos nos 27 estados brasileiros, o que corresponde a "mais de R$ 2,210 bilhões de investimentos". Conforme Maria Fernanda, em Campinas (SP), o número de assinaturas de hoje chegou a 1,504 mil unidades, com investimento de R$ 111 milhões.
— Em Manaus, estamos assinando 596 contratos, na nossa 'agência-barco', que vai operar em barco de Coari a Manaus pelo rio Solimões. O percurso leva dez dias na subida e menos na descida. Antes as famílias precisavam se locomover por dez dias — disse a presidente da Caixa.
Em Salvador, onde Maria Fernanda participou de cerimônia com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, estão sendo inauguradas 680 unidades e assinados contratos de 50 empreendimentos, referentes a 19,792 mil unidades. De acordo com a presidente da Caixa, a Bahia apresentou o melhor resultado do Brasil na faixa de zero a três salários mínimos do programa.

Mulheres ricas preferem os homens bonitos, revela estudo

O "fenômeno" é chamado também de "efeito George Clooney"

Já ouviu falar do 'efeito George Clooney'? Este foi o tema de um estudo feito por psicólogos na Escócia, que tenta entender por que mulheres ricas preferem os homens mais bonitos e mais velhos. O resultado mostra que quanto maior a independência financeira feminina, maior é a sua valorização dos traços físicos do homem. E, ao contrário, do que as revistas de celebridades mostram, elas ainda preferem os mais velhos.
O estudo surpeende porque é a primeira vez que uma pesquisa mostra que elas também dão muito valor a um parceiro belo. Para a psicóloga Fhionna Moore, coordenadora do levantamento, as mulheres ganham confiança com a independência financeira e, por isso, se sentem seguras para escolher mais. Como elas não precisam de segurança material, acabam pensando mais nos traços físicos.
— O comportamento feminino está mudando. Antes, somente o homem dizia que se importava com as características físicas. Agora, as mulheres estão começando a pensar da mesma maneira.
Diversos estudos já mostraram que, instintivamente, as mulheres preferem a estabilidade econômica à beleza. Já os homens quase sempre buscam parceiras jovens, atraentes e com traços harmônicos. Mas, aparentemente, a medida que o salário aumenta, o comportamento feminino passa a ficar mais parecido com o masculino, pelo menos no jogo da conquista.
A pesquisa foi feita com 3.770 pessoas, metade do sexo masculino e metade do sexo feminino. Todos tiveram que preencher um questionário sobre histórico familiar, vida pessoal e vida financeira.
AGÊNCIA O GLOBO

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Urcamp registra “Melhor Média de Satisfação” no Negócio a Negócio

A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) está à frente de dez universidades no programa Negócio a Negócio, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que divulgou recentemente os resultados da última pesquisa realizada, para avaliação do desempenho das dez universidades envolvidas. A Urcamp registrou a melhor média de satisfação: 9,1. Foram monitoradas a contribuição do projeto para a melhoria do negócio, a avaliação da postura do agente, cordialidade e seu conhecimento sobre o assunto, bem como o esclarecimento de dúvidas, incentivo às ações proposta, entre outros aspectos.

Objetivo
Conforme o coordenador o professor João Henrique Mendes Costa, coordenador do Negócio a Negócio na Urcamp, dentro da Empresa de Consultoria Júnior, a iniciativa vem modificando o dia a dia das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto pioneiro leva universitários até as empresas cadastradas de até quatro funcionários e empreendedores individuais formalizados, para levar informações preciosas ao desenvolvimento e à competitividade.

Convênio
Na região da Campanha e Fronteira-Oeste, o convênio foi feito entre o Sebrae, Urcamp e a Consultoria Júnior, gestora do projeto. A coordenação capacitou 47 acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis para atuarem como Agentes de Orientação Empresarial (AOE’s) . O programa Negócio a Negócio foi desenvolvido nos seguintes municípios: Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Alegrete, Manoel Viana, Dom Pedrito, Caçapava, Lavras do Sul, Santana do Livramento, Quaraí, São Gabriel, Rosário do Sul, São Borja, Uruguaiana e Itaqui.

Atendimentos
Foram atendidas 2 203 empresas, que receberam três visitas. A primeira realizou um diagnóstico do empreendimento; a segunda tratou da execução das melhorias necessárias, por meio de sugestões e ferramentas de gestão, e a última avaliou o impacto das mudanças colocadas em prática para o resultado da empresa.

Fonte: www.urcamp.tche.br

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Foto do Ano Time Mazembe da Show Internacional

Time desconhecido da africa Mazembe deu show na tarde de terça-feira mais 5mil torcedore foram ao estadio Abu Dhabi ver seu time tomar um vareio do mazembe que com marcação forte e com boas jogadas fizeram com que inter se apavorasse e com falta de tecnica e experiência faltou saber comandar o jogo que parecia facil mas mazembe mostrou para mundo a força da africa.
Lamine N'Diaye, técnico do Mazembe,falou nos somos a nova força do mundo- Temos uma cabeça, um cérebro, dois braços, somos como todos. Demonstramos ao mundo inteiro que é preciso levar a África a sério.

Natal Full Sábado dia 25-Dez-2010-23H

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Novas cédulas do Real entram em circulação

Notas estão mais modernas e devem facilitar a vida dos deficientes visuais

As novas cédulas de R$ 50 e R$ 100 entraram em circulação nesta segunda, dia 13. Uma cerimônia em Brasília marcou o lançamento da segunda família do Real.
As notas estão mais modernas. Na faixa holográfica, os desenhos são descontínuos, e, ao serem movimentados, alternam cores e imagens. O número escondido da nota fica visível quando a cédula está na altura dos olhos e em local bem iluminado. Já a marca dágua mostra o valor e a imagem de um animal: onça nas de R$ 50 e garoupa nas de R$ 100. Os recursos gráficos sofisticados devem evitar falsificação.

– A falsificação no Brasil está sob controle. Mas não podemos deixar que essa falsificação corra o risco de se acelerar e colocar em dúvida a segurança que as pessoas têm de utilizar o Real. Além do mais, o Real é uma moeda consolidada no país, que começa a ser reconhecida internacionalmente – explica o diretor do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles.
As novidades também vão facilitar a vida dos deficientes visuais, que não conseguem identificar as notas antigas. Agora, os tamanhos são diferentes. Quanto maior o valor, maior será o papel. Além disso, ao tocar, se percebe que algumas marcas são em alto relevo, como os números.
O Banco Central espera lançar no ano que vem as novas cédulas de R$ 20 e R$ 10 e, em 2012, as de R$ 5 e R$ 2. Durante a cerimônia de apresentação da nova família do real, o presidente da instituição, Henrique Meirelles, fez uma despedida em forma de desabafo.

– Na minha experiência de gestão pública e privada, sempre considerei fundamental na carreira de todo profissional a mudança na hora certa; o momento de sair de uma determinada função, seja pública ou privada ou de uma determinada área de atividade, é quando tudo vai bem e não quando existe problemas. Este balanço, pelo significado e simbolismo, é um momento oportuno para que eu possa considerar encerrada a minha missão na administração pública federal – declarou Meirelles.
As notas antigas continuam valendo e serão substituídas gradativamente.

CANAL RURAL
Viviane Cardoso

Brasília (DF)

Inflação do IGP-M é de 0,83% na 1ª prévia do mês

Os três indicadores que compõem o índice registraram alta


 O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) apontou inflação de 0,83% na primeira prévia de dezembro, o que indica uma aceleração ante o aumento de preços de 0,79% em igual período de novembro. A informação foi divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice é muito usado para reajuste dos aluguéis.




Entre os três indicadores que compõem o IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve alta de 0,97% na primeira prévia do mês, ante a alta de 1,02% na primeira prévia de novembro. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,69% na prévia anunciada hoje, após subir 0,39% na primeira prévia do mês passado.


Já o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) subiu 0,28% na primeira prévia deste mês, após registrar aumento de 0,22% na primeira prévia de novembro.

Fonte:Zero Hora

Analistas elevam para 5,85% estimativa da inflação oficial este ano

Projeção subiu pela 13ª semana seguida

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) elevaram a projeção para a inflação oficial este ano e em 2011. A estimativa para este ano, que subiu pela 13ª semana seguida, passou de 5,78% para 5,85%. Para 2011, a projeção foi ajustada de 5,20% para 5,21%, segundo o boletim Focus, divulgado toda segunda-feira pelo BC. As expectativas para o índice estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%, mas ainda dentro do limite superior de 6,5%.

Para controlar a demanda por bens e serviços, o BC usa como instrumento a taxa básica de juros, a Selic, que deve encerrar 2011 em 12,25% ao ano. Atualmente, a taxa está em 10,75% ao ano.

O boletim Focus também traz projeção para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 6,33% para 6,34%, este ano, e de 4,89% para 4,86% em 2011. A estimativa para o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu de 11,18% para 11,60%, este ano, e de 5,31% para 5,42%, em 2011. A expectativa para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) este ano foi ajustada de 11,34% para 11,43%. Para o próximo ano, passou de 5,44% para 5,50%.
Fonte:AGÊNCIA BRASIL

Inadimplência do consumidor tem maior alta em novembro desde 2005

Índice medido pela a Serasa Experian atingiu 3,5% no período


A inadimplência do consumidor registrou em novembro a sétima alta mensal consecutiva. O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor cresceu 3,5% em novembro, na comparação com o mês anterior, representando a maior elevação entre os mesmos meses desde 2005.

Na avaliação anual - novembro em relação ao mesmo mês do ano passado - a inadimplência do consumidor subiu 23,2%, a maior entre os meses de novembro desde 2001. Na análise dos acumulados - janeiro a novembro de 2010/2009 - o indicador apresentou crescimento de 5%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a aceleração registrada em novembro é resultado do maior endividamento e comprometimento da renda do consumidor e do acúmulo de dívidas com as compras nas datas comemorativas do varejo, sobretudo no Dia das Crianças.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Natal, publicada no início de dezembro, mostrou que as vendas do varejo terão um forte crescimento nesta data. Dessa forma, o consumidor deve ampliar seu endividamento e destinar uma parte de seu 13º salário para o pagamento de dívidas. No encerramento de 2010, a inadimplência do consumidor deve ficar próxima à verificada em 2009, cuja expansão foi de 5,9%, sobre 2008.
ZH DINHEIRO, COM INFORMAÇÕES DA SERASA

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Inflação oficial é a maior desde 2005; carne sobe 10% em novembro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou novembro com variação de 0,83%, acima da taxa de 0,75% do mês anterior, e atingiu o maior patamar desde abril de 2005, quando alcançou 0,87%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. O avanço do índice usado para as metas de inflação do governo foi motivada mais uma vez pelo alta nos preços de alimentos e bebidas.
"O consumidor passou a pagar, em média, 10,67% a mais por 1 kg de carne, cujos preços já registram aumento da ordem de 26,79% neste ano de 2010. O item carnes teve a maior contribuição individual do mês, 0,25 ponto percentual, tomando conta de 30% do índice do mês. A carne-seca ficou 7,05% mais cara em novembro e 18,48% no ano. O frango passou a custar 3,35% a mais, registrando alta de 9,42% no ano", afirmou o IBGE em nota.
"A carne está com a demanda crescente em todo o mundo. Ela ainda se encontra num período de entressafra, o que encarece ainda mais os preços", disse a economista do IBGE, Eulina Nunes dos Santos. "A seca prejudica os pastos e o gado tem que ser confinado e passa a ser tratado com rações a base de trigo, milho e soja, produtos em alta no mercado. Há também menos matrizes, diminuindo ainda mais a oferta."
Ela explicou que o aumento das carnes bovinas puxa toda a cadeia de produtos substitutos. O IBGE detectou acelerações também nos preços de carne seca, salsicha e frango em pedaços. Entre 2007 e 2010, os alimentos somam uma alta de 38,38%, ao passo que o IPCA acumula no período 21,45%.
"É um diferença expressiva. Os alimentos subiram em 2007, 2008 e deram um trégua em 2009, mas voltaram a subir em 2010. Os alimentos estão ganhando essa corrida", afirmou Eulina. Fora do grupo dos alimentos, os destaques de alta foram aluguel, condomínio e energia elétrica em Habitação, e empregados domésticos em Despesas Pessoais.
Com o resultado, o IPCA acumula alta de 5,25% no ano até novembro, acima dos 3,93% em igual período de 2009. Nos últimos 12 meses, a taxa passou para 5,63%, acima do acumulado nos 12 meses imediatamente anteriores (5,20%). Em novembro de 2009, o índice havia sido de 0,41%. A meta de inflação do governo é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Além das carnes, outros alimentos também apresentaram aumentos de preço em novembro, como o açúcar cristal (8,57%) e refinado (6,52%). Por outro lado, o feijão carioca, que havia subido 31,42% em outubro, ficou 6,64% mais barato - no entanto, o preço do quilo ainda custa quase o dobro se comparado a dezembro de 2009. Também apresentaram preços menores em novembro o tomate (-3,84%), arroz (-1,22%) e cebola (-3,95%).
O IPCA é o último dado de inflação divulgado antes de o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciar, após o fechamento do mercado nesta quarta-feira, sua decisão sobre a taxa básica de juro (Selic). O mercado projeta estabilidade em 10,75% ao ano. O indicador de inflação é calculado pelo IBGE desde 1980 e se refere às famílias com rendimento mensal de um a 40 salários mínimos de nove regiões metropolitanas do País, além dos municípios de Goiânia e de Brasília.

Com informações da Reuters site da Terra.