sábado, 4 de julho de 2009

Como gerenciar conflitos na empresa?
Realmente algumas pessoas têm dificuldades para gerenciar situações de conflito na empresa. E o motivo é relativamente simples: elas não foram preparadas para situações em que tudo parece dar errado. E por mais que o mundo acadêmico se esforce em ensinar algumas técnicas de gestão de conflitos, não há escola melhor do que o próprio ambiente de trabalho. Isso porque cada empresa é composta por pessoas que apresentam reações diferentes para uma mesma situação.
Observe um exemplo: se você é um gestor de empresas e está conduzindo uma reunião onde o debate está preste a se transformar em confronto direto, correndo o risco inclusive de acontecer uma briga, uma saída possível é utilizar a sua autoridade para pedir que todos fiquem calados. E num momento como esse cada pessoa atuará de uma forma diferente.
Os gestores mais exaltados possivelmente conseguirão acabar com a discussão gritando palavras mais duras e até, ordenando que calem a boca. Já um gestor que tem uma personalidade mais calma, poderá conseguir o silêncio apenas com um olhar direto para os líderes da confusão.
E aí vem um questionamento: Qual é a solução correta? E mais, como deverei proceder quando estiver numa situação como essa? Na verdade, procure ser o que você realmente é, sem se prender a um modelo que seja considerado politicamente correto. Se a pessoa é calma, gritar pode complicar a situação. E se a pessoa é exaltada, falar baixo pode não ser a saída, pois vai contra a sua natureza.
Uma Lei de Murphi nos lembra com propriedade esta situação: “Quando você insiste em alimentar um leão com pão, ele acaba comendo a sua mão”. Ou seja, aprenda a respeitar a natureza das pessoas, começando pela sua própria natureza.

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