sexta-feira, 23 de abril de 2010

Estudantes realizam manifesto silencioso na UFRGS

Alunos protestam contra a proposta de impedir os agradecimentos individuais nas formaturas

Estudantes de vários cursos realizaram uma manifestação silenciosa no saguão da reitoria, pouco antes da reunião do Conselho Universitário na manhã desta sexta-feira. Conforme o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRGS, Renan Pretto, eles protestam contra a ideia de impedir os agradecimentos individuais dos alunos nas formaturas:

— Querem nos calar. É exatamente por isso que estamos fazendo um ato em silêncio. Não queremos mais do que 30 segundos para agradecer aos nossos familiares. Tem gente que viaja 600 quilômetros para ver o filho que está há anos longe de casa.

Segundo Renan, a proposta do DCE é dar tempo total para cada formando de dois minutos, do momento em que o nome é anunciado até o recebimento do diploma e o discurso individual. Ele também reclama da falta de retorno da reitoria.

— Ninguém nos fala nada. Faz um mês que enviamos uma série propostas para a reitoria, mas não estamos tendo retorno. Ficamos sabendo que haverá uma definição pela mídia.

Um abaixo-assinado na internet, lançado para colher adesões à ideia de que a manifestação do formando na cerimônia é sagrada, já conta com um bom número de adesões.

— Estamos com que 2,4 mil assinaturas. Isso significa cerca de 10% dos estudantes da UFRGS — comenta o diretor de relações institucionais do DCE e membro do Conselho Universitário, Marcel Van Hattem.

Outra discussão é sobre o Salão de Atos, que deve entrar em reforma no final do ano, justamente quando começam o período de formaturas de 2010/2.

— O local é usado para atividades externas durante o ano e quando chega o final do ano é a nossa vez. Por que não usam esse tempo que não tem programação interna para a reforma? - questiona Pretto.

A universidade está reavaliando e promete regras definitivas até 15 de maio.

ZEROHORA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário