segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fiergs oferece qualificações gratuitas



Programa no Senai irá preparar mais de mil jovens carentes para ingresso no mercado de trabalho.
Estão abertas as inscrições para o processo de seleção do Programa Novos Horizontes, que oferece cursos gratuitos a jovens em situação de vulnerabilidade social, preparando-os para o mercado de trabalho. São mais de mil vagas neste ano. Para participar, é preciso ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo (nacional) e estar matriculado no ensino formal. A escolaridade e a faixa etária exigidas dependem do curso: variam entre 15 a 18 anos e de 5ª à 7ª série do Ensino Fundamental.
Os interessados, portando CPF e RG, podem se inscrever nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS). O processo de seleção inclui provas e entrevistas.

Cursos têm duração de um ano e englobam diversas áreas

Iniciativa do Sistema Fiergs, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi/RS) e Senai/RS, o projeto proporciona qualificações de um ano (podendo ser acrescidas de mais dois anos de aprendizagem industrial) em diversas áreas.

Foi esse incentivo que deu o impulso inicial à carreira de Carlos Eduardo Ramos Bastos, 19 anos, que passou pela seleção e matriculou-se no curso básico de mecânica automotiva em 2007. Concluída a primeira etapa, ele seguiu por mais dois anos com a aprendizagem industrial.
Durante o período de qualificação, o jovem teve a oportunidade de participar da Olimpíada do Conhecimento, que lhe rendeu medalha de ouro na etapa estadual. Toda a sua dedicação às aulas foi recompensada: Bastos recebeu a oportunidade do primeiro emprego em uma oficina mecânica.

– Com certeza, eu só consegui esse trabalho por ter participado do programa. O coordenador do curso me encaminhou para esse emprego, e isso foi muito importante para a minha vida, não só profissional, mas pessoal também – conclui

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário