terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sul tem menor percentual de pessoas excluídas do sistema bancário

Estudo indica que 30% das pessoas não possuem conta em banco no Sul

O Sul tem o menor percentual entre as regiões do país de pessoas que não possuem conta em banco, 30%, segundo dados da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Bancos: exclusão e serviços. O maior percentual ocorre no Nordeste, onde 52,6% das pessoas não têm conta. Ainda sobre a região Sul, 5,9% têm conta há menos de um ano, 47,1% tem conta entre um e cinco anos e 17,1% têm conta há mais de cinco anos.

Entre os usuários de bancos, a escolha da instituição é influenciada por características regionais. O fator "escolha por parte da empresa onde trabalha o cidadão" é a única exceção, porque é decisivo em todas as regiões do país. Na região Sul, a tradição no relacionamento com o banco (pessoal ou familiar) influencia a escolha de 31,4% dos entrevistados, sendo o valor quase o dobro do índice nacional (17,5%).

No Sul também está o maior percentual de pessoas satisfeitas ou muito satisfeitas com a segurança na realização das operações bancária na agência (84,7%), enquanto o Nordeste apresenta o índice mais baixo dentre todas as regiões (69,8%) nesse quesito. No Brasil, 78,2% estão muito satisfeitos ou satisfeitos com segurança oferecida pelos bancos em suas agências e 13,7%, muito insatisfeitos ou insatisfeitos com ela.

ZH DINHEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário