sexta-feira, 7 de maio de 2010

Boxe a Febre das Academias


A luta que ajuda a modelar o corpo, virou moda e é praticada com o objetivo de melhorar o condicionamento físico.
O boxe pulou do ringue para as academias de ginástica. Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar um local para treinar essa técnica. Mas ao contrário do que acontece em uma luta de verdade, a prática é usada com o objetivo de melhorar o condicionamento físico,disciplina,a pessoa apreende a se defender e ter mais respeito pelo outro.
O mais comum é o praticante bater em um saco de areia, um teto-solo (cabo preso ao teto e ao solo com uma bola de borracha no meio, que se movimenta para frente e para trás), um bob (boneco de borracha com peso e textura semelhante ao corpo humano) ou em um punching ball (bola de borracha cheia de ar).
Além de melhorar o condicionamento físico, o boxe fortalece o sistema cardiovascular, as articulações de joelhos e tornozelos, colabora com o equilíbrio, a coordenação motora e a percepção de tempo e espaço. Ele também ajuda a modelar o corpo. "Com o boxe, a pessoa desenvolve ainda agilidade nos braços e pernas, maior concentração e consegue reduzir o nível de estresse". As aulas são dinâmicas e divertidas,para conseguir os benefícios desse tipo de exercício é indicado praticar de duas a três vezes por semana . "A tendência é que, depois de dois ou três meses, o aluno consiga notar melhorias em si mesmo, com quatro meses já perceba a diferença ao olhar no espelho e após seis meses a transformação do seu corpo já seja notada pelas outras pessoas".
Na aula de uma hora, além dos movimentos característicos do boxe, o aluno faz aquecimento, exercícios com peso para fortalecer a musculatura e pula corda para trabalhar os músculos da panturrilha - essenciais para que o praticante ganhe agilidade nas pernas e consiga desviar com sucesso do oponente.
Mas lembre-se nunca pratique exercicios fisicos sem orientação de um profissional.

Um comentário: