
Um estudo recente comprova aquele velho ditado popular de que "dinheiro não traz felicidade". Em pesquisa realizada pelas universidades britânicas Warwick e Cardiff University, ficar rico não deixa nenhuma pessoa mais realizada.
No entanto, o resultado da pesquisa reforça outro ponto do comportamento humano: é, sim, fonte de alegria saber que outras pessoas ganham menos que você. O que realmente traz alegria é a comparação: saber que seus pares, colegas e vizinhos ganham menos que você dá status e satisfação íntima.
O estudo batizado "Money and Happinness" (Dinheiro e Felicidade) é baseado em um levantamento de negócios domésticos nos lares britânicos. O objetivo era procurar estabelecer uma relação entre a renda e o grau de satisfação geral na vida dos 12 mil entrevistados.
Nos casos em que a renda familiar subiu – como um aumento de salário de um membro da casa –, ficou comprovado que o felizardo não necessiariamente se tornava mais feliz. Isso muda quando a pessoa beneficiada sabe que colegas ou vizinhos, por exemplo, continuam recebendo menos dinheiro.
– Pessoas se importam com a comparação alheia, como por exemplo ser um dos funcionários mais bem pagos de uma empresa – explicam os autores Chris Boyce e Simon Moore, ambos psicólogos das universidades que conduziram a pesquisa.
DONNA ZH ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário